Nessa instabilidade no cenário econômico durante a crise, além da saúde ser prioritariamente o foco da solução a ser encontrada, devemos focar em medidas para que os negócios sobrevivam durante a crise, listamos DOZE dicas escolhidas dentre os maiores portais empreendedores:

🔸 1 – Encontre leads e novos clientes: Construa uma nova rede de contatos e reúna esforços para gerar novos leads, formando assim um grupo de clientes com o qual possa contar após o fim da pandemia e ainda se posicione à frente dos concorrentes.⠀⠀⠀⠀

🔸 2 – Ações de Marketing: Direcione suas ações de marketing para divulgar produtos e serviços que sejam úteis durante a pandemia. Garanta que seu público-alvo saiba que seus negócios continuam operando.

🔸 3 – Certifique-se de que seus serviços serão úteis mesmo ao final da crise: Não espere o final da crise para se certificar de que sua empresa tem uma estratégia consolidada. Práticas como compras online se consolida mesmo após o fim das medidas de isolamento social. Garanta que sua empresa ofereça soluções úteis também para o momento em que tudo voltar ao normal.

🔸 4 – Planejamento: Desenvolva soluções para os desafios que sua empresa está passando, simule nos diferentes cenários, evitando surpresas que possam prejudicar o negócio ao longo do caminho.

🔸 5 – Soluções Alternativas: Se você estava programando viajar com um cliente em potencial ou até mesmo receber uma visita em seu escritório, experimente fazer uma ligação por vídeo. Caso o objetivo seja mostrar suas instalações, envie imagens e vídeos do espaço.

🔸 6 – Promoções:  Ofereça desconto em seus produtos ou serviços para impulsionar as vendas nessa época em que as pessoas estão receosas de ir às compras. A única diferença é que o serviço vai ser executado lá na frente, então proporcione cupons ou voucher de desconto para serem utilizados quando o estabelecimento estiver funcionando normalmente.

🔸 7 – Economize:  A hora é de fazer a reserva de emergência ou ampliá-la. Como ninguém sabe quanto tempo essa crise durará, guarde o máximo de dinheiro que puder. Lembre-se que você ainda é privilegiado nisso tudo se não teve a sua renda diminuída.

🔸 9 – Negocie Prazos: Negociar a data do pagamento do empréstimo. Muitos bancos já têm aberto a possibilidade de estender e negociar prazos, mas leve em conta também a negociação de pagamento de fornecedores, do aluguel do estabelecimento, etc. Quanto mais tempo ganhar, melhor para conseguir achar mais saídas para as finanças. Lembre-se que a outra ponta da negociação provavelmente preferirá dar um desconto ou mudar a data do que não receber nada.

🔸 10 – Tecnologia: Aposte nas plataformas online para manter o contato com seu time. O Google Docs, por exemplo, permite que documentos sejam escritos em colaboração e compartilhados entre todos. Procure meios de realizar as reuniões importantes também. Garanta que seus funcionários estejam habituados a essas ferramentas caso a situação se estenda durante muito tempo.

🔸 11 – Ouça seus clientes: Assim como os funcionários, seus clientes irão se lembrar dos esforços que você fez durante esses tempos difíceis. Pense em maneiras de priorizá-los por meio de serviços e conteúdos — mesmo que isso comprometa um pouco a sua receita a curto prazo.

🔸 12 – Linhas de crédito para capital de giro: Se sua empresa está sofrendo com pouca liquidez. O acesso ao crédito é possível sim, é necessário que sejam cumpridos os requisitos necessários para se habilitar; fazer um plano de negócio e projetos de investimentos e estar organizado principalmente na gestão financeira da empresa com o objetivo de fomentar a empresa tornando-a mais competitiva e permanente no mercado.

Precisa de alguma ajuda para manter seus negócios ou buscar soluções eficazes para esse momento? Fale conosco e teremos a certeza que juntos encontraremos soluções inteligentes e inovadoras para você e seu negócio.

 

Fontes:  Econoweek / Entrepreneur / Sebrae

 

#dozeempreendimentos #doze #negócios #clientes #resultados #excelência #atendimento #público #soluções #parceiros #negociação #empresas