É impossível falar de empreendedorismo sem lembrar de características e competências como coragem, persistência, resiliência e capacidade de se adaptar a novos contextos.

Essas qualidades também são marcas importantes de boas personagens e de enredos que prendem a atenção.

Não é à toa que a indústria do entretenimento produz tantos filmes e séries — com histórias reais ou fictícias — que exploram essas características.

E o mais bacana é que dá pra aprender muita coisa com elas. Pode ser como fonte de inspiração e novas ideias para quem administra um negócio.

Quem sabe como aquele empurrãozinho que faltava para quem já pensava em trilhar seu caminho pelo empreendedorismo?

Vale até como uma injeção de otimismo para superar os desafios que pintam no caminho.

Então, que tal unir o útil ao agradável e escolher títulos inspiradores na hora de se jogar no sofá para relaxar?

.

Filmes

.

Joy – o nome do sucesso (2015) – baseado em uma história real

.

Joy Mangano, interpretada neste longa metragem por Jennifer Lawrence, era uma dona de casa, mãe de três filhos e desempregada.

Ela sempre teve muitas ideias, que não saiam do papel. Um dia, após se irritar com as dificuldades que tinha para limpar alguns cantos estreitos da casa, criou o protótipo do famoso esfregão giratório.

Mesmo tendo um ótimo produto que resolvia o problema, Joy tinha dificuldades em fazer seu pitch de vendas e convencer os possíveis fabricantes.

Eis que ela tem a oportunidade de anunciá-lo em rede nacional na televisão no início da era de ouro dos canais de venda, tornando o esfregão um sucesso.

Uma grande lição sobre buscar soluções para problemas e, de quebra, transformá-las em negócio.

.

À procura da felicidade (2006)-  baseado em uma história real

.

Inspirador, comovente e humano.

Chris Gardner é um vendedor de aparelhos médicos interpretado por Will Smith. Sem sucesso em suas vendas, ele enfrenta enormes dificuldades financeiras ao lado do filho pequeno.

No ponto mais desafiador de sua vida, chega a dormir com a criança em um banheiro público, após ser despejado.

Tudo começa a mudar quando ele consegue ser aprovado para uma vaga disputadíssima de estágio em uma corretora de investimentos.

.

O Senhor Estagiário (2015) – Ficção

.

Nunca é tarde para recomeçar e aprender novas habilidades.

Robert De Niro interpreta Ben Whittaker. Ele é um viúvo de 70 anos, contratado como estagiário em um programa especial para recolocação de idosos no mercado de trabalho de uma startup de venda de roupas on-line.

A história gira em torno da relação dele com a fundadora e presidente da empresa, Jules Ostin (Anne Hathaway), e com os colegas de trabalho muito mais novos.

O filme mostra que gerações diferentes trabalhando juntas podem ser uma excelente combinação para os negócios!

.

A Corrente do Bem (2000) – Ficção

.

Às vezes, tudo o que precisamos é dar o pontapé inicial naquela ideia que está guardada.

Neste filme, um garoto em idade escolar decide começar um jogo simples: quem recebe uma boa ação, deve retribuir, também oferecendo uma boa ação a outras três pessoas.

Assim, se forma uma grande corrente do bem, capaz de influenciar os destinos de muitas pessoas. É uma boa história, com trechos que se conectam muito com a habilidade de cooperar  e colaborar, tão valorizadas na Nova Economia.

.

O Homem que mudou o jogo (2011) – baseado em uma história real

.

Saber buscar soluções inovadoras para problemas que parecem sem solução é uma das bases do empreendedorismo. O que não falta é startup que nasce com essa visão.

E dá para ser inovador com um time de beisebol? Pois foi exatamente o que fez Billy Beane (interpretado por Brad Pitt no filme).

No início dos anos 2000, Beane era o gerente responsável pelo Oakland Athletics, um time com orçamento modesto em relação aos gigantes da liga americana.

Para a revolta dos olheiros e do técnico do time, Beane deixa de lado as escolhas de atletas baseadas em avaliações subjetivas dos olheiros e implanta um método de recrutamento, contratação e troca de jogadores baseado, unicamente, nas análises de dados estatísticos.

Quer saber se a estratégia deu certo? Ah, nada de spoiler por aqui.

.

Séries

.

Chef’s Table (2015) – Série documental

.

Tecnicamente impressionante, esta série documental da Netflix transporta os espectadores para os melhores e mais refinados restaurantes do mundo.

Uma verdadeira imersão na estratégia adotada por chefs para definir os elementos capazes de diferenciar, destacar e levar a própria cozinha a outro nível.

Dica importante: não assista com fome!

.

GirlBoss (2017) – baseado em uma história real

.

Esta minissérie retrata a história real da empreendedora Sophia Amoruso, um dos nomes mais respeitados da moda na atualidade.

Antes do sucesso, no entanto, Sophia, após o divórcio dos pais, abandonou os estudos e, no melhor estilo On the road*, viajou pelos Estados Unidos pedindo carona, muitas vezes passando necessidade, chegando a furtar lojas, pelo qual chegou a ser presa.

Passado o susto e aprendida a lição, Sophia, que sempre se interessou por moda, passou a garimpar roupas usadas, customizá-las e vendê-las em uma loja online, que, posteriormente, chegou a se tornar um dos maiores e-commerces de roupas e acessórios do mundo.

*On the Road, do escritor norte-americano Jack Kerouac (O post aqui é sobre filmes e séries, mas fica aí a recomendação para um clássico da literatura)

.

A Vida e a História de Madam C.J. Walker (2020) – baseado em uma história real 

.

Mais uma história real que merece ser vista!

Esta minissérie de quatro capítulos mostra a trajetória da primeira mulher negra a se tornar uma milionária e empresária de prestígio nos Estados Unidos.

Interpretada pela aclamada atriz Octavia Spencer, a Madame CJ Walker era uma lavadeira de roupas vivendo no período imediatamente após a abolição da escravidão: ela foi a primeira dos cinco irmãos a nascer livre.

Ou seja, as dificuldades em seu caminho, na luta contra o racismo e pela autonomia feminina, não foram poucas

Enfrentando um problema de queda de cabelo, ela cria um produto inovador, com ótimos resultados.

Ela então passa a vender o cosmético, até melhorar a receita e fazer grande sucesso com o público.

Fonte: https://blog.bb.com.br