O que é Home Equity?
Home Equity é uma linha de crédito com garantia de imóvel feito por bancos ou entidades financeiras para quem busca um empréstimo com prazo de pagamento flexível e percentual de juros baixos.
Pouco conhecido, este recurso ainda vem se popularizando em nosso País.
Porém a modalidade já movimentou bilhões no mercado, segundo a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), faz com que reforce a credibilidade do setor imobiliário.
Em diversas ocasiões, corretores de imóveis são questionados, se investimentos em propriedades ainda é um bom negócio.
A resposta dada é que além da estabilidade e ganhos obtidos através delas, o Home Equity atesta a força de um imóvel para a captação de recurso, gerando liquidez em seu caixa.
Como posso utilizar o crédito?
O Crédito pode ser utilizado para qualquer fim, por exemplo, investimento ou reforço de caixa para sua empresa, abatimentos em dívidas, construção de um segundo imóvel ou reforma para valorização do próprio bem, dentre outras opções a seu critério.
Vantagem sobre a contratação do Home Equity.
Segundo a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), explica que a vantagem dessa modalidade é justamente a menor taxa de juros.
Entretanto, faz uma ressalva: O interessado deve ter bastante consciência sobre as parcelas. “ (O cliente) precisa saber como vai usar o crédito para investir ou pagar uma dívida.
Por exemplo: Se não tiver controle (sobre suas contas), pode não resolver, como agravar a situação financeira devido ao ônus dos juros”.
Mesmo o brasileiro conhecendo e usando mais o crédito consignado, cheque especial, entre outros, o Home Equity evoluiu bastante.
É um mercado de Bilhões (movimentado), que passa a ser algo relevante e muito positivo.
Porém no momento em que o imóvel é posto como garantia, passa a estar alienado à instituição financeira com a qual foi feito o acordo.
Para vender, é preciso quitar a dívida, ou, se for o caso, o comprador pagar o valor restante do saldo devedor.
Percepção do mercado.
De acordo ao Gestor de crédito com garantia de imóveis e CEO (Diretor Executivo) da DozeCred, Daniel Brito, em breve o produto será a segunda maior “onda” do mercado imobiliário brasileiro, pois o mais conhecido e utilizado no momento, considerado a primeira “onda”, ainda é o financiamento de aquisição, em virtude também tem se popularizado como aquisição o consórcio de imóvel que falaremos em outro post.
“O Brasileiro aprenderá a usar seu imóvel como oportunidade de crédito barato a longo prazo com parcelas baixas, além de melhor utilizar seus recursos para um crédito consciente, como já acontece em países desenvolvidos”.
O Diretor Comercial da DozeCred, Neemias Brito, concorda que a modalidade de crédito tem sido melhor trabalhada por instituições financeiras.
Segundo ele, a expectativa é de fechar 2020 com crescimento de 30% maior do que a carteira de clientes de 2019.